DE TONY CARREIRA A BÁRBARA NORTON DE MATOS: COMO OS FAMOSOS AJUDARAM AS VÍTIMAS

A tempestade fez vítimas mortais e centenas de feridos e deixou milhares de pessoas sem condições básicas. Algumas das figuras públicas que ajudaram e avançaram para o terreno contam à NOVA GENTE tudo o que viram.

Um autêntico cenário de guerra. É assim que muitos caracterizam a zona de Leiria após a passagem, na madrugada do dia 28 de janeiro, da depressão Kristin por Portugal Continental. A tempestade fez vítimas mortais, atirou quase cinco centenas de pessoas para o hospital e deixou um rasto de devastação difícil de descrever. Mas é no meio dos escombros que tem sobressaído a força de uma comunidade unida que, apesar do choque, não vira o rosto à dor alheia. Entre aqueles que se mobilizaram para prestar apoio estão várias figuras públicas, que têm ajudado através de donativos, da divulgação de pedidos de ajuda ou da sua presença no terreno.

Fernanda Antunes e Tony Carreira são duas delas. Através da Associação Sara Carreira, criada e gerida por ambos, meteram mãos à obra e têm estado a prestar auxílio a quem perdeu (quase) tudo. Maria João Venâncio, diretora executiva desta instituição, conta em exclusivo à NOVA GENTE que começaram com “uma iniciativa muito pequenina”, em que foram adquirir e distribuir bens necessários junto ao Estádio de Leiria, mas quando chegaram ao local perceberam que a gravidade da situação exigia mais ação. Desde então, têm estado no terreno.

“Foi muito duro”
Em exclusivo à NOVA GENTE, Bárbara Norton de Matos explica que se fez à estrada, no seu caso até Figueiró dos Vinhos, “muito por impulso” e “por não conseguir ficar indiferente”. “A verdade é que o que encontrei no terreno foi muito pior do que aquilo que alguma vez imaginei, mesmo acompanhando as notícias. Estar lá, ouvir as pessoas e ver com os próprios olhos muda completamente a perceção da realidade. Ouvir testemunhos de quem ficou sem telhado, literalmente sem casa, foi muito duro”, confessa, enumerando a “necessidade urgente de muita mão de obra para tapar telhados e garantir condições mínimas de segurança”, além de “garantir água e eletricidade às pessoas”.

A onda de solidariedade estendeu-se a Jessica Athayde, que tem usado a sua visibilidade para apoiar as vítimas. Numa partilha rara, a atriz mostrou ter feito uma transferência bancária no valor de 500 euros a favor da Cáritas Diocesana de Leiria, uma das entidades que tem estado a prestar apoio. “Não sou de partilhar este tipo de contribuição. Se pudesse, estaria no terreno a ajudar, mas não posso. A minha única forma de ajudar é partilhar e contribuir com o que posso”, explicou, apelando a que todos façam o mesmo e sublinhado que o valor do contributo é secundário: “Uns podem mais do que outros, mas o importante é estarmos todos unidos.” Mais tarde, fez questão de completar: “Ninguém é obrigado a ajudar. Mas faz-me muita confusão quem tem visibilidade e não a usa, quem vive como se a desgraça dos outros não existisse”.

Leia esta matéria na íntegra na sua NOVA GENTE desta semana. Já nas bancas.

Related Posts

ESTA TELESPECTADORA DEIXOU OS APRESENTADORES DE ‘BOCA ABERTA’ E O MOTIVO É MESMO INACREDITÁVEL

O telefoпe tocoυ e do oυtro lado da liпha estava algυém qυe o destiпo já tiпha apreseпtado aпtes. Na maпhã desta qυiпta-feira, dia 5 de fevereiro, Cláυdio Ramos e…

Renato Seabra aguarda liberdade na prisão de alta segurança: 15 anos após homicídio de Carlos Castro

Passaram 15 aпos desde qυe Reпato Seabra matoυ o jorпalista Carlos Castro, пυm trágico episódio ocorrido em Nova Iorqυe, após a celebração do Aпo Novo em Times…

“Isto ainda não está forte o suficiente”

Na rυbrica “O Homem qυe Mordeυ o Cão”, da Rádio Comercial, qυe foi para o ar esta qυiпta-feira, dia 5, diretameпte do hospital, Nυпo Markl faloυ sobre a etapa…

Mãe não falha! Dolores Aveiro assinala aniversário de Cristiano Ronaldo e antecipa reencontro dos dois

A matriarca do clã Aveiro não tardou para endereçar os seus “parabéns” ao filho, que completa 41 anos. O 41.º aniversário de Cristiano Ronaldo não passou, naturalmente, ’em branco’…

Colegas em choque após morte repentina de Edite Silva

Portugal acordou em silêncio pesado após a confirmação da morte de Edite Silva, motorista da Carris, que desmaiou durante o seu turno numa manhã aparentemente normal. A…

— Pedro Chagas Freitas afetado pela tempestade

O escritor partilhoυ υm relato пas redes sociais. A depressão Leoпardo troυxe chυva iпteпsa e vários estragos υm poυco por todo o país. Na seqυêпcia da tempestade, Pedro…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *