
Na manhã desta quinta-feira, um novo incidente ferroviário voltou a gerar apreensão em Espanha, numa altura em que o país ainda tenta digerir vários episódios recentes ligados à segurança nas linhas ferroviárias. As autoridades locais foram rapidamente mobilizadas para o local, enquanto a circulação numa das ligações regionais ficou temporariamente interrompida.
O alerta foi dado na localidade de Alumbres, um bairro de Cartagena, na região de Múrcia, quando um comboio de via estreita da FEVE acabou por embater contra uma grua que se encontrava na área. Segundo informações avançadas pela imprensa espanhola, o impacto provocou ferimentos ligeiros em pelo menos três pessoas, obrigando à suspensão da linha entre Cartagena e Los Nietos.
Apesar do susto, os serviços de emergência garantiram que não houve descarrilamento nem passageiros presos no interior da composição, situação que permitiu uma intervenção rápida no local. As causas do acidente continuam por apurar e estão agora a ser investigadas pelas entidades competentes.
Este episódio surge poucos dias depois de dois acidentes graves em território espanhol. Na Catalunha, um comboio colidiu com um muro que cedeu devido ao mau tempo, provocando uma vítima mortal e dezenas de feridos. Na mesma noite, um outro comboio descarrilou após atingir uma pedra na linha, sem registo de vítimas.
Já no passado domingo, um violento choque entre dois comboios de alta velocidade na região de Córdova causou dezenas de mortos e feridos, num dos mais trágicos acidentes ferroviários dos últimos anos em Espanha. A sucessão destes acontecimentos tem aumentado a preocupação das autoridades e reacendido o debate sobre a segurança da rede ferroviária no país.