Manuel Luís Goucha apelou ao voto “pela mudança” e contra o “socialismo” nas Presidenciais?

Um vídeo do apresentador da TVI está a ser partilhado por vários utilizadores nas redes sociais sob pretexto de que Goucha iria votar “pela mudança” na segunda volta das eleições presidenciais. A SIC Verifica.

“O Manuel Luís Goucha sabe o que quer para o seu país, ao contrário da maioria sofredora da virose socialista”, lê-se numa das publicações que tem circulado nas redes sociais.

Em causa as eleições presidenciais de 2026 e um suposto apoio à candidatura de André Ventura em detrimento de António José Seguro.

“Pelo direito que a democracia me deu, eu vou votar. E vou votar pela mudança no nosso país. Passo por ter memória. Eu tenho memória”, começa por dizer o apresentador.

Depois, apela a que o eleitor “não se iluda” e explica os seus motivos.

“Repare bem: em 2011 foi um governo socialista que levou este país à beira da falência e chamou a troika. Mais recentemente, foi um governo socialista que com uma maioria absoluta nos últimos dois anos nada fez. Não implementou as reformas estruturais que são necessárias no nosso país. Por isso, eu estranho que haja um candidato socialista que agora se autodefine como ‘fazedor’ e estava lá como ministro e nada fez”, conclui.

Goucha estava a apelar ao voto em Ventura?

Não. A origem do vídeo é de março de 2024, ou seja, durante a campanha para as eleições legislativas de 2024 e não para as Presidenciais de 2026, como se quer fazer crer.

Na altura, Manuel Luís Goucha gravou um vídeo, partilhado nas redes sociais da Aliança Democrática (PSD, CDS-PP, PPM) no dia 5 de março de 2024em que manifestava apoio à coligação e à candidatura de Luís Montenegro, então candidato a primeiro-ministro.

Goucha argumentava que votaria na AD “pela mudança no país”, apontando críticas ao desempenho dos socialistas nos governos anteriores. O candidato “fazedor” a que se referia era Pedro Nuno Santos e não António José Seguro.

Além disso, perante a circulação do vídeo fora de contexto, o apresentador já reagiu publicamente e negou que o vídeo fosse uma expressão do seu sentido de voto nas eleições presidenciais.

Num esclarecimento partilhado nas redes sociais, afirmou que o vídeo que circula na internet foi “abusivamente manipulado” e dá “erradamente” a entender o seu “sentido de voto na segunda volta das eleições presidenciais”.

“Com ele manifestei o meu apoio à AD aquando das eleições legislativas que deram a primeira vitória a Luís Montenegro, usando argumentos que devem ser entendidos à luz daquela realidade. Há muito que me revejo na social-democracia, por isso apoiei conscientemente Marques Mendes na primeira volta das Presidenciais”, sublinhou.

Quanto à segunda volta, deixou claro, para “que não restem dúvidas” que ”entre o centro democrático, que entendo representado por António José Seguro, e a direita radical”, votará, “sem qualquer hesitação, Seguro”.

A SIC Verifica que é…

O vídeo original é real e, de facto, mostra Manuel Luís Goucha a expressar uma opinião política contra o socialismo, mas é retirado de um contexto: as eleições legislativas de 2024. Em 2026, e perante estas imagens, o apresentador clarificou que vai votar em António José Seguro e não em André Ventura.

Related Posts

Depressão Marta “será muito difícil” com horas de “tensão”: ministra alerta populações junto ao Tejo, Sado e Mondego

Depois de um dia “particularmente difícil”, avizinha-se uma nova depressão. Entre a tempestade Leonardo e a Marta, “não há tempo nem condições de fazer descargas”, sublinha Maria da Graça…

Torneiras de ouro,

Cristiaпo Roпaldo, de 40 aпos, leva υm estilo de vida apeпas acessível a υma peqυeпa miпoria, пão fosse ele υm dos melhores jogadores de fυtebol de todos os…

Ventura queria adiar eleições; Marcelo respondeu-lhe com a lei

Aпdré Veпtυra tem defeпdido, пas últimas horas, qυe as eleições deste domiпgo, 08 de fevereiro, devem ser adiadas por algυпs coпcelhos do país estarem a viver υm…

Marcelo Rebelo de Sousa: Efeitos meteorológicos obriga Presidente da República a tomar decisão

Portugal enfrenta inverno rigoroso de norte a sul do país. A onda de depressões meteorológicas que têm passado por Portugal nas últimas semanas tem deixado o país…

Marcelo Rebelo de Sousa: Efeitos meteorológicos obriga Presidente da República a tomar decisão

Portυgal eпfreпta iпverпo rigoroso de пorte a sυl do país. A oпda de depressões meteorológicas qυe têm passado por Portυgal пas últimas semaпas tem deixado o país…

Depressão Marta chega a Portugal este fim de semana

Prevê-se a partir de sexta-feira a probabilidade de chυvas mυito iпteпsas e rajadas severas. O aυge da depressão está previsto para sábado, seпdo qυe пo domiпgo, dia…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *