
Portugal enfrenta inverno rigoroso de norte a sul do país.
A onda de depressões meteorológicas que têm passado por Portugal nas últimas semanas tem deixado o país em estado de máxima vigilância, especialmente devido à precipitação intensa e às fortes rajadas de vento.
Devido a estas circunstâncias excecionais que o país atravessa, Marcelo Rebelo de Sousa foi obrigado a tomar uma decisão quanto a uma das suas obrigações enquanto Presidente da República.
Num comunicado feito no site da Presidência, pode ler-se que Marcelo Rebelo de Sousa cancelou a viagem que tinha agendada para esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, a Madrid, para se encontrar com a Família Real de Espanha, a convite do Rei Felipe VI. Dadas as circunstustâncias, o Presidente da República esclareceu ainda que reduziu a deslocação a Espanha, realizando a ida e a vinda no mesmo dia, para esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro.
Apesar disso, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se na passada segunda-feira ao Vaticano, onde se encontrou com o Papa Leão XIV. A última vez que Marcelo Rebelo de Sousa esteve com os reis de Espanha aconteceu em 2021, num encontro que incluiu um jantar privado.