Situação potencialmente catastrófica esta semana em Portugal Continental

Portugal continental enfrenta esta semana um cenário meteorológico excecional, em termos de chuva persistente, vento forte e um risco elevado de cheias e deslizamentos de terras. Os modelos apontam para a semana mais chuvosa do inverno até agora, com possibilidade de ocorrências graves, sobretudo nas regiões Norte e Centro, já a partir da madrugada desta segunda-feira, dia 2.

De acordo com o modelo europeu, Portugal deverá registar as anomalias de precipitação mais intensas de toda a Europa. Em várias zonas do Norte e Centro, os valores semanais acumulados poderão ultrapassar largamente a média, com algumas regiões a somarem mais de 200 mm de chuva e, pontualmente, acima dos 300 mm.

As áreas mais críticas incluem os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real e Viseu, bem como zonas da Guarda, Castelo Branco (Serra da Estrela) e Leiria. As bacias hidrográficas do Douro, Mondego e Tejo estarão sob especial vigilância devido ao risco de cheias significativas.

A situação será agravada a partir de meio da semana pela entrada de um fluxo subtropical mais quente, que poderá acelerar o degelo nas zonas de montanha, aumentando ainda mais os caudais dos rios. Os solos encontram-se já saturados, o que eleva o risco de derrocadas e deslizamentos de terras.

Todos os dias da semana deverão ter períodos de chuva abundante, com especial destaque para segunda-feira e, sobretudo, quinta-feira, que poderá ser um dos dias mais críticos. Para o fim de semana, prevê-se a continuidade da instabilidade, com novos sistemas frontais a afetarem principalmente o Norte e Centro do país.

As autoridades recomendam extrema cautela, nomeadamente evitar zonas ribeirinhas, acompanhar a evolução dos caudais dos rios e retirar bens de áreas potencialmente inundáveis. O acompanhamento da situação será fundamental ao longo dos próximos dias.

Related Posts

Depressão Marta “será muito difícil” com horas de “tensão”: ministra alerta populações junto ao Tejo, Sado e Mondego

Depois de um dia “particularmente difícil”, avizinha-se uma nova depressão. Entre a tempestade Leonardo e a Marta, “não há tempo nem condições de fazer descargas”, sublinha Maria da Graça…

Torneiras de ouro,

Cristiaпo Roпaldo, de 40 aпos, leva υm estilo de vida apeпas acessível a υma peqυeпa miпoria, пão fosse ele υm dos melhores jogadores de fυtebol de todos os…

Ventura queria adiar eleições; Marcelo respondeu-lhe com a lei

Aпdré Veпtυra tem defeпdido, пas últimas horas, qυe as eleições deste domiпgo, 08 de fevereiro, devem ser adiadas por algυпs coпcelhos do país estarem a viver υm…

Marcelo Rebelo de Sousa: Efeitos meteorológicos obriga Presidente da República a tomar decisão

Portugal enfrenta inverno rigoroso de norte a sul do país. A onda de depressões meteorológicas que têm passado por Portugal nas últimas semanas tem deixado o país…

Marcelo Rebelo de Sousa: Efeitos meteorológicos obriga Presidente da República a tomar decisão

Portυgal eпfreпta iпverпo rigoroso de пorte a sυl do país. A oпda de depressões meteorológicas qυe têm passado por Portυgal пas últimas semaпas tem deixado o país…

Depressão Marta chega a Portugal este fim de semana

Prevê-se a partir de sexta-feira a probabilidade de chυvas mυito iпteпsas e rajadas severas. O aυge da depressão está previsto para sábado, seпdo qυe пo domiпgo, dia…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *