
A influenciadora abandonou o formato, mas garante que adorou a experiência.
A participação de Soraia Carrega no programa 1ª Companhia, da TVI, terminou no passado fim de semana. A influenciadora foi a menos votada na gala do dia 17 de janeiro e acabou por abandonar o formato, visivelmente emocionada. “Gostava de ter ficado mais um pouco, mas pronto, adorei ter estado lá. Houve dias mais complicados, mas, no geral, amei a experiência”, confessou.
Apesar da saída precoce, Soraia acredita que esta experiência foi essencial para ver a vida com outros olhos. “A grande mudança já a trago comigo, e estou muito grata. Mesmo que essas portas não se abram, o que acredito que vai acontecer, já saí a ganhar. Esta experiência mudou a minha forma de ver a vida, para melhor. E, quando mudamos a forma de pensar, a vida acaba por nos trazer coisas melhores”, explicou, realçando o quanto esta participação foi mais difícil do que imaginava. “Aquilo iria ser sempre desafiante, de qualquer das maneiras”, esclareceu, acrescentando quais as maiores dificuldades sentidas dentro do formato: “Controlar-me emocionalmente e cumprir alguns horários”, brincou.
“Tive muitas dúvidas lá dentro”
Satisfeita e orgulhosa pela experiência, a ex-recruta tem plena noção de que o facto de ter entrado no programa emocionalmente frágil fez com que não tivesse aproveitado tanto a experiência como gostaria. Recorde-se que, em 2025, a ex-recruta atravessou um dos períodos mais difíceis da sua vida, ao perder as duas avós no mesmo ano. A influenciadora entrou no programa ainda de luto, uma vez que uma das perdas ocorreu apenas uma semana antes da sua entrada no formato, o que acabou por condicionar a forma como viveu a experiência: “O facto de estar frágil não ajudou, de certeza. Mas iria ser sempre desafiante, de qualquer das formas. Aconteceu dias antes de entrar, estava tudo muito fresco”.
Ainda assim, o reality acabou por funcionar como uma espécie de escape emocional. “Consegui abstrair-me imenso, e saber que uma das minhas avós queria muito que eu entrasse numa coisa destas foi uma força para mim. Pensei: ‘A minha avó ia gostar de me ver aqui, vou tentar dar o meu melhor’”, confessou, sublinhando que sabe que a teria deixado orgulhosa: “Tive muitas dúvidas lá dentro. Mas quando saí, a forma como fui recebida pelos meus amigos, pela minha família e até por pessoas que não conheço deixou-me muito feliz. E também estou orgulhosa de mim”.
Cá fora, Soraia já tem planos profissionais, e algumas áreas que gostaria de explorar, e que poderão ser alavancadas com esta exposição no programa. “Queria muito voltar a escrever. Apaixonei-me muito por esse lado criativo”, garantiu. Além do guionismo, quer ainda explorar a área da rádio: “Desejava, desde há muito tempo, ter um espaço na rádio, explorar coisas relacionadas com a minha voz. Estou sempre a mudar de penteado, mas a quantidade de pessoas que vêm ter comigo, tocam-me de costas e reconhecem-me só pela voz, é absurdo, ao longo destes anos todos”, contou.